sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dicas para motociclistas iniciantes: pilotagem, parte I

Fato: moto-escola no Brasil não ensina a pilotar, mas tão somente a passar nas provas do DETRAN. Isso dito, e supondo que você já esteja com sua habilitação em mãos, o que fazer?
Bem, se você é iniciante mesmo, nunca andou de moto, meu conselho é: "vá devagar". Até que você esteja mais familiarizado com a moto e seus comandos, vá adquirindo reflexos aos poucos. Nada pior do que você brigar com a moto em pleno trânsito. Saia aos sábados ou domingos em horários de pouco movimento. Em local calmo, como um estacionamento vazio, pratique manobras em baixa velocidade, slalom, oito, frenagens, etc. Pratique bastante, sinta a moto e suas reações. Quando estiver com mais firmeza e segurança, aí sim, encare o trânsito.
Vale reforçar alguns pontos: "usar freio dianteiro é perigoso". Mito. Bobagem. Freio dianteiro é o que efetivamente para a moto. Ele deve ser usado em combinação com o freio traseiro, nas proporções 60-40% ou 30-70%, dependendo das condições. Basta observar que o freio dianteiro em qualquer moto moderna é mais poderoso que o traseiro. Se duvida, faça o teste: a 40 km/h, num local tranquilo e sem movimento, marque um ponto e inicie a frenagem. Meça em passos a distância percorrida só com o freio dianteiro, só com o traseiro e com os dois. Você verá que usar só traseiro é problemático. Além de levar uma distância enorme para parar, a moto ficará instável com a traseira travando e dançando. Pratique frenagem a diferentes velocidades, inclusive frenagens de emergência. Atenção: mesmo nestas condições, faça seus treinos sempre equipado. Motos custom e scooters tendem a ter distribuição de pesos distinta das motos "normais" e assim, usa-se 50/50 nos freios, para melhor eficiência, principalmente nos scooters.
Obstáculos na pista como sujeira, buracos, tampas de bueiros, manchas de óleo ou areia são armadilhas às quais o motociclista deve estar sempre atento. Sentou na moto, parceiro, esqueça o resto. Foque no que você está fazendo, atenção ao trânsito à sua volta, ao ambiente e ao pavimento. Você deve desenvolver seus reflexos no sentido de buscar sempre alternativa para os obstáculos. Faça o teste: olhe fixamente para um buraco enquanto vai em sua direção. Você fatalmente cairá nele. Seu reflexo deverá ser buscar a alternativa no momento em que o obstáculo for detectado. Ou seja, olhe para onde você quer ir e não para o que você tem que evitar.
No tráfego, sua postura deverá ser sempre mais defensiva. Use sempre o farol aceso, mesmo durante o dia. Assuma sua posição no trânsito, ocupando o lugar que ocuparia se de carro estivesse. Corredor, só com o trânsito parado e nele trafegue em velocidade moderada. Andar o tempo todo em cima da faixa, como fazem muitos por aí, só aumenta as chances de você ficar nos pontos cegos dos veículos à sua volta, além de ter os olhos-de-gato para atrapalhar. Uma regra básica e muito útil é a seguinte: se você conseguir ver os olhos do condutor do outro veículo no(s) retrovisor(es) dele, ele também pode ver você. E sempre mantenha distância segura do veículo da frente.
Ajustes da moto devem ser feitos com ela parada. Retrovisores, ajustes no capacete e nos outros equipamentos de segurança nunca devem ser feitos em movimento, pois a moto reage a cada movimento seu. Os retrovisores devem permitir uma visão desimpedida do trânsito à sua retaguarda. Assim, micro-retrovisores de bicicleta muito usados por muita gente por aí, não servem para nada, apenas para provar que a fiscalização em nosso país é falha, senão inexistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário