Tema muito frequente em comunidades na internet é o do motociclista principiante. Suas dúvidas sempre giram em torno de que modelo de moto comprar como primeira moto, além de dicas de pilotagem e de equipamentos. Não pretendo aqui escrever um guia completo - e agradeço àqueles que porventura comentarem adicionando pontos que eu eventualmente deixar de fora - mas um guia básico, no qual pretendo dar minha opinião sobre esse assunto, de extrema importância. Acredito que maus hábitos podem ser evitados desde que se aprenda a maneira correta das coisas. Vou dividir os tópicos em posts diferentes: a primeira moto equipamentos e dicas de pilotagem.
Comecemos, então, com o primeiro tópico, a motocicleta.
Existem basicamente dois tipos de iniciantes, os que já andaram de moto - incluindo os que pilotam motos de terceiros-, e os que nunca pilotaram. Os primeiros tem a tendência de começar com motos maiores "porque já sabem pilotar". Não se aplica em todos os casos, mas a regra é comece sempre por modelos menores e "suba a escada da cilindrada". A razão disso é simplesmente permitir que o motociclista desenvolva suas habilidades e as aperfeiçoe sempre. É como um jogo de corridas, no qual o jogador começa com um carro simples e, à medida em que ele avança no jogo, vai podendo pilotar carros mais potentes. Exatamente a mesma coisa. Começar com uma 600 como muita gente deseja não é recomendado por várias razões: potência e peso, por exemplo. Pior ainda, há vários modelos de 600, as mais pacatas e as "venenosas". Começar com uma venenosa pode ter consequências funestas, pois sem os reflexos adequados o motociclista iniciante terá muita dificuldade em apreciar plenamente seu veículo. Não à toa, em países como o Japão, o motociclista é obrigado a começar com motos menos potentes. Ele fica em cada categoria cerca de dois anos, até poder passar para a categoria superior de habilitação, modelo que precisa ser implantado no Brasil com urgência.
Então, o ideal, principalmente para o motociclista iniciante, é começar por baixo, lá nas 125/150cc. Sou da opinião que scooters - não motonetas - não são exatamente o ideal para o iniciante.
As rodas pequenas geram pouco efeito giroscópico e por isso são menos estáveis e muito mais sensíveis aos desníveis e crateras de nossas...ruas. Caso o iniciante transite por ruas de boa qualidade, aí então é diferente. Fiz exceção às motonetas pois elas em geral são equipadas com rodas de pelo menos 16", mais seguras que as de 10/12" dos scooters. Daí temos que, passado um tempo com a 125/150, digamos, um ano, o motociclista já se sentirá seguro para dar o passo seguinte. Isso, evidentemente dependerá de quanto ele utiliza a moto, se no dia-a-dia, ou somente em fins-de-semana. Quanto mais frequente o uso, mais rapidamente ele adquirirá a experiência necessária.
Aos que "já sabem pilotar", meu recado: nunca se sabe tudo. Sempre há espaço para aprendizado. Meu exemplo: aprendi a pilotar aos 11/12 anos de idade. Pilotei até quase 24/25. Passei mais de 15 anos sem subir numa moto. Nesse tempo nunca deixei de ler a respeito, é bom notar. Mas, ao retornar ao mundo das duas rodas, comecei por baixo. Ou quase, pois optei por uma 250cc e passei quase dois anos com ela. Foi possível, assim, reavaliar meus reflexos e habilidades e, quando passei para a 600cc, a transição foi a mais tranquila possível.
Outro ponto a ser considerado na escolha da primeira moto é o uso que se pretende dar a ela. Deslocamentos diários na cidade, para a escola ou trabalho, pequenos passeios de fim-de-semana, trechos de má qualidade ou estradas de terra, tudo isso influencia na escolha. De nada vai adiantar querer uma customzinha se houver deslocamentos em trechos de péssima qualidade ou estradas de terra. Querer uma 125 para cair na estrada requer, da mesma forma, muita atenção. O biotipo do piloto também influencia. Pilotos mais altos vão se sentir mais à vontade em motos trail. Disponibilidade de peças e assistência técnica próximo do local de residência é outro fator a ser considerado, bem como o índice de roubos.
Enfim, escolher cuidadosamente a moto vai contribuir para um melhor aproveitamento do veículo e uma melhor adaptação/aprendizado.
O mais importante: tire sua habilitação antes de qualquer coisa.
Comecemos, então, com o primeiro tópico, a motocicleta.
Existem basicamente dois tipos de iniciantes, os que já andaram de moto - incluindo os que pilotam motos de terceiros-, e os que nunca pilotaram. Os primeiros tem a tendência de começar com motos maiores "porque já sabem pilotar". Não se aplica em todos os casos, mas a regra é comece sempre por modelos menores e "suba a escada da cilindrada". A razão disso é simplesmente permitir que o motociclista desenvolva suas habilidades e as aperfeiçoe sempre. É como um jogo de corridas, no qual o jogador começa com um carro simples e, à medida em que ele avança no jogo, vai podendo pilotar carros mais potentes. Exatamente a mesma coisa. Começar com uma 600 como muita gente deseja não é recomendado por várias razões: potência e peso, por exemplo. Pior ainda, há vários modelos de 600, as mais pacatas e as "venenosas". Começar com uma venenosa pode ter consequências funestas, pois sem os reflexos adequados o motociclista iniciante terá muita dificuldade em apreciar plenamente seu veículo. Não à toa, em países como o Japão, o motociclista é obrigado a começar com motos menos potentes. Ele fica em cada categoria cerca de dois anos, até poder passar para a categoria superior de habilitação, modelo que precisa ser implantado no Brasil com urgência.
Então, o ideal, principalmente para o motociclista iniciante, é começar por baixo, lá nas 125/150cc. Sou da opinião que scooters - não motonetas - não são exatamente o ideal para o iniciante.
A Honda Bizz é um exemplo de motoneta |
O Suzuki Burgman é um representante da classe dos scooters |
Aos que "já sabem pilotar", meu recado: nunca se sabe tudo. Sempre há espaço para aprendizado. Meu exemplo: aprendi a pilotar aos 11/12 anos de idade. Pilotei até quase 24/25. Passei mais de 15 anos sem subir numa moto. Nesse tempo nunca deixei de ler a respeito, é bom notar. Mas, ao retornar ao mundo das duas rodas, comecei por baixo. Ou quase, pois optei por uma 250cc e passei quase dois anos com ela. Foi possível, assim, reavaliar meus reflexos e habilidades e, quando passei para a 600cc, a transição foi a mais tranquila possível.
Honda Bros pertence à categoria das trails ou on/off |
Enfim, escolher cuidadosamente a moto vai contribuir para um melhor aproveitamento do veículo e uma melhor adaptação/aprendizado.
O mais importante: tire sua habilitação antes de qualquer coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário