quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Kafkiano é pouco

Eu desisti de transferir o carro. Por ora, pelo menos.
Veja só: uns dias depois dessa passagem pelo Detran-DF, e depois de conversar com o despachante no interior de SP, registrei outra chamada no Detran-SP, única maneira de contatá-los. Eis o que escrevi:

"Em dezembro dei início ao processo de transferência de veículo de minha propriedade desde 1997 (ano de fabricação 1978) do interior de SP para o DF. Pedi atualização do CRV, agendei vistoria e foi tudo bem. Até que o DETRAN-DF tentou acessar os dados do veículo para incluir a vistoria e concluir o processo. A falta de número de motor (dado esse que não consta dos documentos do veículo) no cadastro estadual de SP e no cadastro nacional impediu que o DETRAN-DF acessasse o cadastro do veículo.
Fui instruído a solicitar ao DETRAN-SP a inclusão do número do motor no cadastro a fim de permitir a transferência.
Consultei, então, um despachante da cidade onde está registrado o veículo, Pirapozinho/SP, que me disse ser de responsabilidade do DETRAN-DF fazer a inclusão por meio de requerimento e vistoria, pois em SP não se cadastra número de motor de veículos com mais de 30 anos. Causou-me surpresa, pois o DETRAN-DF não consegue ter acesso ao cadastro do veículo para poder retificá-lo, uma vez que o veículo ainda pertence a SP.
A fim de evitar um círculo vicioso de perguntas e desencontros, gostaria de saber se não é mesmo possível solicitar a inclusão do número do motor do meu veículo em SP, de modo a que o seu cadastro esteja completo para a transferência de UF. Eu poderia levar o carro até a cidade onde está registrado para uma vistoria e consequente inserção do número no cadastro, por exemplo?
Gostaria de poder resolver esse problema o mais rapidamente possível pois minha vistoria está válida até 13/02."

Informei, também, os dados do Borges.

Eis a "resposta" do DETRAN-SP:

"Prezado Sr. Wellington Spiguel Cassiano
 Em resposta a sua manifestação, informamos que é preciso encaminhar para o Detran.SP a solicitação de atualização do CRV de veículo cujo CRV foi emitido com data anterior a 01 de novembro de 2000.
 Para obter todas as informações sobre transferência de veículo registro no Estado de São Paulo para outro Estado, acesse o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), aba "veículos",  opção "Transferência Interestadual")."
Sério mesmo? No primeiro parágrafo da minha mensagem está explicado que já fiz o procedimento que eles pedem, bastaria que o idiota encarregado de responder a mensagem lesse com atenção, em vez de apenas clicar em resposta automática ao ler o assunto da mensagem. Por que diabos há um campo para que o cidadão escreva sua mensagem, se os imbecis não tem a menor intenção de lê-la? Uma amiga sugeriu que eu mandasse a troca de mensagens para o Estadão. Pensei em retrucar a mensagem do Detran. Mas pensei bem. Se eles não leram a primeira, quais são as chances de que eles venham a ler a segunda? Pensei ainda em postar uma reclamação no Reclame Aqui, só para ver o que aconteceria. Decidi não fazê-lo, só vou me desgastar. Então, funk-se. Resolvi que só vou solicitar as placas novas, ao custo de R$ 110,00, o que vai levar cerca de uma hora entre pagar a taxa e ter as placas instaladas no carro.
Espero...



Nenhum comentário:

Postar um comentário