quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Kafkiano

Parecia simples e parecia que ia tudo correr bem.
Não. O DETRAN-DF não conseguia incluir a vistoria pois faltava o número do motor nas bases estadual e nacional. Ou seja, o número do motor do Borges nunca foi cadastrado. O órgão não consegue sequer ter acesso à tela editável, claro, porque o veículo ainda está registrado em SP. Como os DETRANs não falam a mesma língua...
Pedi a meu pai que consultasse um despachante lá em Pirapozinho para ver o que poderia ser feito. Já estava até me preparando para a viagem até lá, caso precisasse fazer uma vistoria. A resposta me deixou intrigado: disse a despachante que o DETRAN-DF é que teria que fazer a inserção do número. Eu teria que fazer um requerimento, solicitar uma vistoria e aí eles poderiam incluir o número do motor. Só que esse procedimento não existe no DF e, aliás, parece-me óbvio um estado não poder alterar o cadastro de veículo que encontra-se registrado em outro. Já imaginaram a farra que seria com a bandidagem?
Fiquei de consultar um despachante em Brasília para ver se uma luz surge no fim do túnel. Entrementes, fui novamente ao DETRAN-DF, mas desta vez para perguntar se eu poderia solicitar uma nova placa para o Borges, sem transferir o veículo, apenas substituir uma placa velha pela nova. E a resposta é: SIMMMMMMMMMMM. É possível, pela bagatela de R$ 110,00.
Ainda tenho até o dia 13 para desenrolar o lance da transferência, que é quando vence o prazo da vistoria. Se até lá nada der certo - espero não querer vender o veículo, pois aí terei que fazê-lo em São Paulo - peço simplesmente a substituição das placas, que foi aliás o que começou com todas essa história.
Mas a história do motor ainda não acabou. Encafifado com a resposta da despachante, resolvi consultar o DETRAN-SP a respeito. Vou aguardar uma resposta deles. Espero que o título desta postagem seja um exagero meu.
Voltarei a reportar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário