terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Viagem

Vou ver mãe, pai, irmã e amigos. Tirei uma semaninha no início de março para dar um pulo na megalópole de Paris...pozinho.
Planejei ir de moto ou de carro, ambas opções mais em conta que ir de avião. São 1000km (um pouco mais, um pouco menos), em cada perna. Vou de Borges. Pretendia fazer uma revisão antes da viagem, mas o Borges anda bem das pernas e acho que só farei uma checagem no óleo e uma engraxada no eixo dianteiro. Faz muito tempo que ele não recebe graxa nova. Vou tentar encaixá-lo para uma revisão na oficina do meu tio Gilberto, lá em Pirapó. Descobri ontem que um dos fios da buzina quebrou e vou precisar  fazer o reparo, que é simples.
Meu único receio na viagem é ter algum cabo, de acelerador ou embreagem, quebrado. Por isso levarei  cabos reserva, just in case. Estou prevendo um consumo na casa dos 12 km/l. Acho otimista, já que provavelmente farei a viagem de vidros abertos, ar-condicionado de carros clássicos. A velocidade de cruzeiro deve ficar pelos 100 km/h nos melhores trechos, acima disso a condução fica deveras desconfortável. Estou torcendo por tempo nublado, sem chuva. Conforme relato de um amigo que passou pelo trecho recentemente, a estrada até São José do Rio Preto está em excelente condições, indo por Cristalina e Catalão. Tenho usado calibragem de 30/28 traseiro-dianteiro, o que deve dar ótimas condições de viagem em asfalto bom, inclusive com baixo nível de ruído na cabine. Bem, baixo para um carro com mais de 30 anos e motor refrigerado a ar. É, o Borges completará 35 anos este ano.
Adicionalmente, vou aproveitar o sossego e a sombra da garagem lá em Pirapó para um polimento na pintura. Eu estou ciente de que ela já passou do estágio recuperável mas, mesmo assim, ele pode ter ainda uns bons meses pela frente - na melhor das hipóteses - até eu ter condições de mandá-lo para a funilaria/pintura. Em abril vai ter novo sorteio para as vagas extras na garagem do prédio e espero ter melhor sorte desta vez.
Estou cogitando solicitar ao meu tio um orçamento para a adaptação de freio a disco. Minha esperança é de que lá no interior as peças e o serviço saiam mais em conta. Seguirei informando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário