sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Andando com garupa



Sabemos que é mais importante treinar o garupa que o piloto. Se seu garupa entra em pânico e endireita o corpo quando você deita numa curva, ele pode causar uma queda.

O conselho para passageiros é bem simples: deite com a moto em curvas, segure-se nas alças ou em algum ponto fixo da moto de modo que você não empurre o piloto nas frenagens, não se mova e não tente conversar com o piloto quando a moto estiver em movimento. O mais difícil de conseguir é fazer com que o garupa relaxe – o ideal é que ele se sente ali e pouco ou nada faça.

Algumas pessoas não gostam de se segurar nas alças que ficam meio atrás delas quando a moto acelera, assim pode-se usar uma mão para se segurar ao piloto enquanto a outra fica na alça. Isso costuma funcionar, especialmente em muitas motos modernas que tem alças que mais se parecem maçanetas e estão posicionadas de uma forma que não dá para se apoiar direito. A situação ideal é ter um baú, e nele se recostar.

Tendo instruído o garupa é hora de se preocupar com sua pilotagem. Muitos pilotos não se dão conta do quão estressante pode ser estar na garupa.
Um piloto experiente pode tornar a vida do garupa muito fácil pois ele vai planejar muito à frente de modo que o garupa não sentirá freadas ou acelerações bruscas. E provavelmente vão estar andando bem rápido, mas não será estressante para o garupa – ele não vai descer da moto com todos os músculos ardendo de dor.

E se você nunca foi garupa, sugiro que experimente, pois verá rapidamente que uma moto veloz pode ser uma experiência difícil se você não for suave na sua pilotagem. Isso tende a inspirar simpatia pelo garupa, embora em algumas motos isso nunca será fácil.


Outros pontos a considerar quando estiver com garupa

Outros pontos a considerar são pressão dos pneus, ajuste da suspensão e faróis. Se você vai com garupa somente até a padaria não é necessário ajustar pré-carga dos amortecedores ou os faróis, mas você pode considerar recalibrar os pneus (normalmente entre 4 e 6 psi extras, mas melhor verificar no manual da moto). Se você for viajar vale a pena ajustar as pré-cargas dianteira e traseira para compensar o peso adicional, além de ajustar os faróis.

Em uma moto aventureira grande, que já é pesada pra começo de conversa, você talvez não precise ajustar muito a suspensão para um garupa leve. Mas uma esportiva leve vai ser difícil de manejar a menos que você ajuste as suspensões.

Pratique manobras

- Garupas gostam de baú como encosto, alças ou apoios e uma carga extra na mola traseira.
- Evite frenagens fortes olhando mais ao longe e se antecipando às paradas.
- Pratique mudanças de marcha em giros mais baixos; veja quão suave você consegue realizar as mudanças.

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