Sabemos que é mais importante treinar o garupa que
o piloto. Se seu garupa entra em pânico e endireita o corpo quando você deita
numa curva, ele pode causar uma queda.
O conselho para passageiros é bem simples: deite
com a moto em curvas, segure-se nas alças ou em algum ponto fixo da moto de
modo que você não empurre o piloto nas frenagens, não se mova e não tente
conversar com o piloto quando a moto estiver em movimento. O mais difícil de conseguir é fazer com
que o garupa relaxe – o ideal é que ele se sente ali e pouco ou nada faça.
Algumas pessoas não gostam de se segurar nas alças
que ficam meio atrás delas quando a moto acelera, assim pode-se usar uma mão
para se segurar ao piloto enquanto a outra fica na alça. Isso costuma
funcionar, especialmente em muitas motos modernas que tem alças que mais se
parecem maçanetas e estão posicionadas de uma forma que não dá para se apoiar
direito. A situação ideal é ter um baú, e nele se recostar.
Tendo instruído o garupa é hora de se preocupar com
sua pilotagem. Muitos pilotos não se dão conta do quão estressante pode ser
estar na garupa.
Um piloto experiente pode tornar a vida do garupa
muito fácil pois ele vai planejar muito à frente de modo que o garupa não
sentirá freadas ou acelerações bruscas. E provavelmente vão estar andando bem
rápido, mas não será estressante para o garupa – ele não vai descer da moto com
todos os músculos ardendo de dor.
E se você nunca foi garupa, sugiro que experimente,
pois verá rapidamente que uma moto veloz pode ser uma experiência difícil se
você não for suave na sua pilotagem. Isso tende a inspirar simpatia pelo garupa, embora em
algumas motos isso nunca será fácil.
Outros pontos a considerar quando estiver com
garupa
Outros pontos a considerar são pressão dos pneus,
ajuste da suspensão e faróis. Se você vai com garupa somente até a padaria não
é necessário ajustar pré-carga dos amortecedores ou os faróis, mas você
pode considerar recalibrar os pneus (normalmente entre 4 e 6 psi extras, mas
melhor verificar no manual da moto). Se você for viajar vale a pena ajustar as
pré-cargas dianteira e traseira para compensar o peso adicional, além de ajustar
os faróis.
Em uma moto aventureira grande, que já é pesada pra
começo de conversa, você talvez não precise ajustar muito a suspensão para um garupa leve.
Mas uma esportiva leve vai ser difícil de manejar a menos que você ajuste as
suspensões.
Pratique manobras
- Garupas gostam de baú como encosto, alças ou apoios e uma carga extra
na mola traseira.
- Evite frenagens fortes olhando mais ao longe e se antecipando às
paradas.
- Pratique mudanças de marcha em giros mais baixos; veja quão suave você consegue
realizar as mudanças.
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