quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Avaliação: Caberg Hyper X

Estou usando meu novo capacete há somente um dia, mas acho que já tenho condições de fazer uma pequena análise. Usei como referência para a compra a avaliação feita em 2011 pelo pessoal da WebBikeWorld, eles raramente me deixam na mão.
De cara me surpreendi com o peso da caixa, parecia menos que os 1.450g anunciados. De fato, o capacete parece bem mais leve que isso. Encomendei o tamanho 56, mas o que é enviado é 55. Ambos equivalem a tamanho S (pequeno). Ele é importado pela Taurus, tradicional fabricante de capacetes e armamentos brasileira. O capacete veste justo, mas não incomoda. Ele é diferente do que estamos acostumados. À primeira vista parece um capacete integral normal, mas basta uma atenção aos detalhes que dá para ver que tem algo mais aqui. Ele é do tipo modular, sua queixeira é destacável, o que o transforma em capacete do tipo jet, ou aberto.
O acabamento é primoroso, a pintura não apresenta falhas e o encaixe das peças - que não são poucas - é muito bom. O esmero na construção é evidente. O formato causa um pouco de estranheza, pois ele é bem..."redondo" se visto de frente. A grande área aberta, somada à queixeira preta, dá uma impressão de ser muito maior do que realmente é. E é ao colocá-lo pela primeira vez, que sentimos a primeira diferença. Como a queixeira é compacta, temos de cara a impressão de que o capacete é aberto. O campo de visão é amplo, muito mais que a maioria dos capacetes, mesmo alguns jets.
A queixeira sai levantando-se as duas alavancas vermelhas, vistas na foto acima. Detalhe bacana é que os encaixes são assimétricos. É possível destacar parcialmente o lado direito, para permitir colocá-lo na cabeça com mais facilidade. Não tenho problemas quanto a isso, mas usuários mais cabeçudos terão.
O estofamento é de material muito macio e agradável ao toque.
O encaixe é muito bom, sente-se o capacete justo e firme. A viseira grande e espessa (2,2mm) vai até quase a base da queixeira. Ela tem destaque fácil, bastando alinhar duas setas, uma na viseira e outra no encaixe, e deslizar um botão. Detalhe bacana são as vedações de borracha, que fazem muito bem seu trabalho. Elas estão na parte superior, de uma lateral à outra e na queixeira, em toda a sua largura.
Na parte interior há duas etiquetas vermelhas que indicam que este capacete permite o uso de óculos, o que não tentei.
Na parte superior encontramos o botão deslizante de abertura da ventilação, que é muito boa. Há duas saídas na parte de trás. Há ainda o acionamento da viseira solar.

Botão deslizante que aciona a viseira solar
 
A viseira desliza com facilidade e vai para ela o único senão desta avaliação: a borda inferior, no meu caso, quando a viseira está abaixada, fica bem na linha de visão do painel da moto, dificultando um pouco sua visualização.
Veja como a viseira principal fecha bem o capacete, mesmo na configuração jet:
Há pequenos detalhes que denotam o cuidado com o acabamento. A etiqueta lateral onde vai o nome "Caberg" e as duas onde se lê "Hyper X" são metalizadas. A viseira, aliás, fica firme no lugar, mesmo sem a queixeira, graças a uma pequena trava que fica nas laterais.
O ruído é baixo. Não há queixeira, e isso gera uma pequena turbulência na área de baixo do capacete, entre o queixo e o pescoço, mas nada de preocupante. Talvez exija um improviso ou o uso de uma boa balaclava, em dias mais frios.
Na foto acima, perdoem a qualidade, nota-se o compartimento lateral para o encaixe de comunciador Bluetooth. Essa aba sai, abrindo um bom espaço para encaixe de equipamento dedicado, fabricado pela própria Caberg, que assim fica mais bem instalado, sem se destacar demais. Outra boa sacada da Caberg. As peças plásticas pretas são de acabamento preto fosco e sem rebarbas. 
Resta agora fazer um teste em estrada, a velocidades mais altas, para se confirmar ou não o conforto deste capacete. Até agora tem-se mostrado muito bom de usar, combinando leveza com baixo ruído.

31 comentários:

  1. Ola amigo. Estou pensando em pegar esse capacete. Gostaria de saber como fica sua opinião após alguns meses de uso! Vale a pena?
    Abrax

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, a avaliação é positiva. Entretanto, se você pilota uma naked, como eu, ele pode ser um tanto ruidoso. Ele se revelou mais barulhento do que eu previa. Mas, faço a ressalva do tipo de moto que eu piloto. O fato de não ter bavete (aquela redinha no queixo) também permite um fluxo de ar um pouco exagerado, quando não se tem uma boa proteção frontal. No mais, o capacete tem-se mostrado confortável. Atente para o fato de que não está sendo fácil encontrar a viseira para reposição.
    O capacete é de boa qualidade, bem construído, tem ótimo campo de visão - e esta característica que o torna um pouco estranho, parecendo ser muito mais largo que os capacetes normais. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara, hoje fiquei a tarde toda procurando capacete jet pra comprar na G.Osório em substituição do meu Zeus que já era! Fiquei entre o mesmo Zeus (350,00) que tem viseira longa e para-sol, desenho bonito mas acabamento muito porco, um AGV Blade (650,00) com viseira mais curta, desenho lindo e sem para-sol, um outro capacete chamado Astone (600,00) mesma configuração do zeus mas muito bem acabado... e por ultimo achei quase sem querer o Caberg, (1000,00) que não é muito bonito, só tem cor sólida, mas é muuuuito bacana, com lugar pro bluetoooth, viseira longa e fechamento que transmite muita segurança.
    Sobre o Caberg, tenho duvidas quanto à quantidade de peças que deu a impressão que uma hora ele vai desmontar... Outra coisa é se ele é barulhento e resistente comparado com o AGV blade.
    Saberia me contar sobre esses detalhes?

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá: barulhento? Um pouco mais do que eu queria. Sem a queixeira é barulhento como qualquer capacete aberto. Nunca usei o AGV Blade então não sei dizer. Quanto à resistência, acho-o muito bem construído, sendo a queixeira a única peça "removível". Aliás, quando você fecha a viseira, sem a queixeira, você tem uma firmeza no rosto que nenhum capacete aberto dá. Vá à loja e experimente fechar a viseira sem a queixeira que você vai entender do que estou falando. Outra coisa que gosto muito do Caberg é o campo de visão. Repare que é bem mais aberto que a maioria dos capacetes. E, vir com viseira solar interna só ajuda.
    Agora, milão? Eu paguei menos de 900 na Capacete&Cia de Ribeirão Preto. Comprei pela internet e eles são ponta-firme. O capacete chegou direitinho. Experimente ao vivo, mas compre pela internet. Ajudei? Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tom... Acabei comprando o Astone mesmo na "casa do capacete". Ele é muito bonito e bem acabado, mas pra minha surpresa, ao coloca-lo lado a lado com meu Zeus, percebi que se tratava do mesmo casco! Exatamente o mesmo, com furos e vincos identicos! Sem querer comprei o mesmo capacete só que mais luxuoso! Kkkkk

      Excluir
    2. Pois é, Bruno, isso acontece bastante. Há uma variedade de capacetes que usam a mesma base, os Texx e LS2 se não me engano e acho que o NoRisk todos tem a mesma base. Não sabia que isso acontecia também com o Astone. Os Cabergs sofreram uma queda nos preços porque a Taurus deixou de ser o importador e promoveu uma queima de estoque. Depois conta aí como é o Astone. Abs.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sua avaliação me ajudou muito, excelente texto.
    Tenho um Zeus 806A q gosto muito, porem com a chegada do verão resolvi comprar um capacete com melhor ventilação e tbm pq tava afim de comprar outro capacete mesmo e optei por este modelo da Caberg q achei por pouco mais de 600 pratas no Mercado Livre, vejo q fiz uma excelente escolha, agora apenas esperar chegar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vi sobre ruído, o ruído fica muito alto? A partir de que velocidade o ruído começa? Tenho uma tenere e ando sempre ácida de 120, a questão do ruído me incomoda muito, mais achei o capacete muito bonito e bararo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, o ruído começa cedo, porque o HyperX não tem proteção de queixo, então é bem aberto. Lá pelos 80/90 ele já faz um bom barulho. Mas vc tem uma Ténéré, né? Acho que você não vai ter tanto problema assim, por causa da carenagem. De qualquer modo, quando eu pego estrada, uso protetores auriculares e assim o barulho é muito reduzido. Abraço.

      Excluir
    2. A questão e que eu faço vídeos e o microfone fica dentro do capacete e tal, o vento forte pode interferir nos vídeos .. , oque acha?

      Excluir
  8. obrigado pelo texto. principalmente ao alerta sobre ruidos.

    ResponderExcluir
  9. Boa descrição no texto. Parabéns pela avaliação. Acho q Vou comprar um também.

    ResponderExcluir
  10. Boa descrição no texto. Parabéns pela avaliação. Acho q Vou comprar um também.

    ResponderExcluir
  11. Bela avaliação. Bom ver uma avaliação de um brasileiro, na nossa realidade. Também li o review do WebBikeWorld (sim, são os melhores!) e fiquei bem impressionado com o que vi.

    Hoje encontra-se este capacete em ponta de estoque de várias lojas reconhecidas por bons preços (abaixo dos 400 reais), pretendo comprar um para substituir dois em uma paulada só: meu Shoei articulado de quase 10 anos e meu HJC fechado que tem uns 4 anos de uso mas há uns 2 eu praticamente só uso na estrada - depois que me acostumei com capacete aberto eu acho meio "claustrofóbico". Me impressionou o teste da Sharp, que o classificou com o mesmo nível de segurança de um capacete fechado com quatro estrelas.

    No meu caso eu ando de Custom com pára-brisas generoso, então em tese ruído de vento não é tão problemático assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira, obrigado pela visita e pelo comentário. Eu uso o Caberg Sintesi na estrada (veja minhan avaliação dele também). Ele é bem claustrofóbico se comparado ao HyperX, mas confortável e silencioso. Não peguei estrada com o HyperX na moto nova, uma Tiger XRX. Abs, Ton.

      Excluir
    2. Bira... Onde vc esta vendo pra comprar? Aqui no centro de SP so achei na casa das viseiras por milão! Depois me fala se ele é barulhento acima de 60km/h?

      Excluir
    3. Bruno, então. Eu comprei os dois (meu e da patroa) após garimpar bastante na Internet atrás das pontas de estoque. Comprei pelo Mercadolivre.

      Sobre barulho, não achei barulhento não. Agora, eu ando numa Harley Deluxe com escapamento original (não gosto da zoeira do escape esportivo) e pára-brisas, então atrás do pára-brisas pode ser que o vento não dê tanto ruído.

      Fiz uma viagem recentemente usando o HyperX, com a queixeira na estrada e sem ela na cidade. a queixeira já dá uma boa reduzida no ruído de vento viu.

      Me arrisco a dizer que é o melhor capacete que eu já tive. Claro, não vai chegar aos pés de um Nolan ou Shoei, mas dentro da faixa de preços dele... imbatível. Gostei muito do conceito "modular".

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá! PArabéns pelo blog. Estou na dúvida na compra de um novo capacete dentro da infinidade que existe no mercado. Pelas boas avaliações que você alguns outros colegas postaram, me parece que eu achei um grande negócio. Olhem esse link:
    http://www.marquinhomotos.com.br/capacete-caberg-hyperx-com-viseira-solar-preto-prata/p
    Enfim, caiu MUITO de preço e parece continuar sendo um ótimo capacete. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenisson, obrigado pelo elogio. Olha, eu uso o HyperX no dia-a-dia e gosto bastante. Descobri recentemente porquê o preço caiu tanto: a Taurus não é mais a importadora oficial e essa queda de preços foi para esgotar o estoque. É um bom capacete, mas a falta de importador oficial pode atrapalhar na hora de comprar uma viseira nova, por exemplo. Abs.

      Excluir
    2. Olá Ton, Parabéns pelo blog esse tipo de "discussão" ajuda muito quem esta na duvida. Estou quase decidido a compra o HyperX até mesmo pq o preço está muito bom. Minha duvida é justamente sobre a viseira (quando necessário trocar. Como vc já tem ele algum tempo a viseira é bem resistente contra riscos?

      Excluir
    3. LEandro, é bem resistente. Mas, como qualquer acrílico, raspou em algum lugar, o risco fica. Um polimento tira o excesso, mas melhor tomar cuidado. Ainda, não sei se encontra viseira para substituir. Abs.

      Excluir
    4. só achei viseira no BR por 299 no mercado livre. mesmo lá fora elas estão difíceis de achar (sai por R$ 150 com frete fora imposto).

      Infelizmente consegui arranhar a minha. :(

      Excluir
  14. Olá!
    Tenho um Caberg HiperX!
    Gosto demais dele, porém, tenho uma enorme dificuldade quando vou limpar as viseiras, Levo dias e perco muita paciência pra encaixar de volta!
    E agora minha viseira de sol travou! Sabe como resolver??

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, tenho um certo pavor de mexer com a viseira solar. Só limpo com elas no lugar mesmo, nunca tirei. A externa é já peguei a prática. Abs.

      Excluir
  15. Boa tarde Ton! Mesmo com a queixeira você sente muito vendo no rosto? Eu tenho um Sintesi e se não uso aquela proteção removível na queixeira fica um vento chato nos olhos ... Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No HyperX entra vento, no Sintesi quase nada.

      Excluir
  16. Ola Ton! Xará estou com uma duvida. Minha medida é 59cm. O capacete laceia? A forma é pequena? Li acima que o seu veio um número menor. Compro o 60 ou 58?
    Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O casco desse tamanho é pequeno, mas o formato dele é bastante redondo. O capacete laceia, como qualquer capacete, mas se vc puder provar antes de comprar, talvez seja melhor. Sempre compro o tamanho 56 e só tive problemas com o AGV K3, que machucava a testa. Abs.

      Excluir
  17. Obrigado pelo rico review, acho que vou pegar um Sintesi.

    ResponderExcluir