quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Uruguay 2019, pt.2

Saindo de Paysandu o próximo destino seria a linda Colonia del Sacramento. Passaríamos perto de Fray Bentos, desviaríamos por Mercedes e seguiríamos em frente. Este dia foi estranho.
Pegamos chuva suficiente para empastelar as motos e as roupas pois passamos pelo único trecho ruim de estrada no Uruguai, que estava em obras de recuperação. Como tínhamos saído de Paysandu com temperatura agradável e previsão idem, não exageramos nas camadas. Logo fomos obrigados a parar para acrescentar umas camadas de roupa e trocar as luvas. Passamos bastante frio.
E por essa razão é que não há fotos deste trecho, que é muito bonito. Nas proximidades de Carmelo a estrada é ladeada por árvores que em épocas outras que não o inverno devem estar frondosas, formando belas paisagens.

Colonia del Sacramento


A foto engana. Essa rua é uma bela duma ladeira. As motos praticamente não saíram daí durante nossa estada em Colonia.
Colonia foi fundada por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Geral do Rio de Janeiro, em 22 de janeiro de 1680. Seu centro histórico, Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO, é daqueles que não dão enjoo de andar. É pequeno, cheio de vielas, praças, o caminho à beira-rio (sim, aquele corpão de água não é o mar, mas o Rio da Prata) é muito agradável, salpicado de cafés e restaurantes e muitos locais de interesse histórico.

Calle de las Flores, antiga rua da luz vermelha
 



Colonia é uma dessas cidadezinhas para se gastar o maior tempo fazendo o mínimo possível. Há ótimos restaurantes, bons bares e cafés, e o comércio é também interessante. Imagino que no verão deva ser muito quente, então prefira a primavera ou o outono para visitar. O proprietário do hotel em que nos hospedamos recomendou que viajássemos em abril.
A pouca distância de Montevidéu, cerca de 170 quilômetros de rodovia excelente, torna Colonia uma ótima opção para quem tem poucos dias disponíveis.
No fim do dia, abolete-se no píer ou desça até a costera para espetáculos como este:



Vejamos um pouco mais da cidade e suas vistas.








Para comer, não tenha dúvidas e divida com alguém um chivito no prato. Bons vinhos e cervejas são igualmente uma constante. Prove esta, produzida localmente:





Chistosos esses uruguaios...
Para comer, recomendo o El Drugstore, a pizzaria Napo (espetacular), La Pascana (moderno e espetacular) e o tradicional Meson de la Plaza.





Nossa estada em Colonia del Sacramento chega ao fim e é hora de tocar em direção à capital, Montevidéu, distante apenas 170 quilômetros pela excelente Ruta 1.  Asfalto perfeito, pedágios gratuitos.
Fizemos uma parada neste trecho todo, apenas para reabastecer e reanimar as partes geladas do corpo.



Nossa base em Montevidéu foi o Hotel America. Ótima localização, bem no centro da cidade, cercado de restaurantes e lojas.
O hotel é um pouco velho e tem sinais de ter passado por alguma renovação. O café da manhã é simples, mas pode-se comer em um dos muitos cafés na cidade. Há estacionamento, em edifício separado, mas as motos não saíram de lá até o dia de irmos embora. Mais sobre Montevidéu no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário