terça-feira, 11 de julho de 2017

Não deu

Infelizmente, tenho que reportar que não foi possível a instalação das manoplas aquecidas na Dory. A razão é bem simples e a culpa é minha. Não atentei para o diâmetro da manopla. Comprei de empresa parceira da Amazon e não havia opções de diâmetros diferentes para compra. Deduzi que o equipamento era universal. Não era. Aceleradores eletrônicos (ride-by-wire) vem com uma submanopla que não pode em hipótese alguma ser modificada.
Quando da primeira tentativa, o Toninho achou melhor que eu consultasse o pessoal da Webbikeworld.com sobre a instalação do equipamento em motos com acelerador eletrônico. Naquela ocasião eu não tinha entendido qual era o problema. O pessoal da Webbikeworld respondeu rapidamente, após consulta ao pessoal da Koso, que não teria problemas na instalação, desde que o diâmetro fosse o correto. Não atentei para essa parte da informação porque achei que a dúvida do mecânico fosse em relação ao funcionamento do aquecedor sobre o sensor do acelerador. A Koso respondeu que não teria problema.
Ao tentar instalar pela segunda vez, o Toninho chegou a consultar a própria Triumph, que disse que a submanopla não deve em hipótese alguma ser modificada. Chegamos à conclusão que o jogo que eu adquiri serve para motos sem acelerador eletrônico. Dessa forma, o equipamento será posto à venda em breve e terei que me conformar com o equipamento original, que nem de longe é tão bacana quanto o produto da Koso. Vejam, padawans, são detalhes muito importantes na hora da compra de qualquer equipamento.
Outro equipamento que adquiri mas ainda não tinha mencionado aqui: afastadores de alforge da SCAM. Baratos e bem acabados, optei por estes até decidir pela compra de malas de alumínio, o que deve acontecer somente quando planejar alguma viagem mais longa. 
Na primeira tentativa descobri que a peça da direita estava desalinhada. Não sei se falha de fabricação ou de transporte. Tentei contato várias vezes com a SCAM - o formulário de contato do site não funciona e o email divulgado na página aparentemente também não. Acabei por contatar a empresa através da página no Facebook. Funcionou. Só que a fábrica deu uma sugestão que eu não esperava: disse para instalar a peça e, com uma parte alinhada, "forçar" a outra para que chegasse ao alinhamento. Isso me pareceu muito esquisito. Eles até disseram que em hipótese alguma eu deveria aquecer a peça. Fiz o que me indicaram e logo desisti pois percebi que eu estava danificando a junção que estava presa à moto. A solução foi uma prensa hidráulica e tudo deu certo.
A peça, como já disse, é bem feita e bem acabada. Só não é lá muito bem desenhada. Por ser apenas um afastador de alforges, o metal poderia ser de espessura menor. Para manter o alinhamento, a peça da esquerda fica bem larga:



Bem estranho. Não me decidi ainda se vou manter a peça instalada. Como a retirada dos parafusos traseiros é bem chatinha, não estou inclinado a mexer, por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário