Novo capacete na área. Custando normalmente em torno de R$ 1.200,00 foi adquirido em recente promoção por R$ 499,00 e frete grátis. Não dava para deixar passar.
A Caberg é um pequeno fabricante italiano de capacetes, na cidade de Bergamo. O nome da marca vem de "Caschi di Bergamo", ou capacetes de Bergamo.
Acho que justamente por ser uma empresa pequena e por ter poucos modelos em fabricação, há um cuidado especial no desenvolvimento de seus produtos. Há uma qualidade percebida aqui que não se encontra em muitos outros capacetes.
O Sintesi foi lançado ainda em 2009 e, na época, chegou ao mercado com vários problemas, entre eles, principalmente, o peso. À época ele pesava mais de 2 quilos, o que era muito, mesmo para um capacete escamoteável. Esse tipo de capacete,é normalmente mais pesado, mas atualmente o peso razoável gira entre 1,6 e 1,8 kg. A versão atual do Sintesi pesa 1,720g, portanto dentro da média aceitável.
O Sintesi, há que se dizer, foi homologado de acordo com a norma 22.05 da CE e pela NBR 7471, no Brasil e pode ser utilizado com a queixeira aberta ou fechada. Não é o caso da maioria dos capacetes escamoteáveis, diferentemente do que pensa a maioria dos motociclistas. O Sintesi, para ser aprovado de acordo com essa norma, possui um sistema acionado por mola, que prende firmemente a queixeira no topo do capacete, quando aberto, além de possuir a viseira solar integrada, que faz as vezes de viseira principal.
A Caberg é um pequeno fabricante italiano de capacetes, na cidade de Bergamo. O nome da marca vem de "Caschi di Bergamo", ou capacetes de Bergamo.
Acho que justamente por ser uma empresa pequena e por ter poucos modelos em fabricação, há um cuidado especial no desenvolvimento de seus produtos. Há uma qualidade percebida aqui que não se encontra em muitos outros capacetes.
O Sintesi foi lançado ainda em 2009 e, na época, chegou ao mercado com vários problemas, entre eles, principalmente, o peso. À época ele pesava mais de 2 quilos, o que era muito, mesmo para um capacete escamoteável. Esse tipo de capacete,é normalmente mais pesado, mas atualmente o peso razoável gira entre 1,6 e 1,8 kg. A versão atual do Sintesi pesa 1,720g, portanto dentro da média aceitável.
O Sintesi, há que se dizer, foi homologado de acordo com a norma 22.05 da CE e pela NBR 7471, no Brasil e pode ser utilizado com a queixeira aberta ou fechada. Não é o caso da maioria dos capacetes escamoteáveis, diferentemente do que pensa a maioria dos motociclistas. O Sintesi, para ser aprovado de acordo com essa norma, possui um sistema acionado por mola, que prende firmemente a queixeira no topo do capacete, quando aberto, além de possuir a viseira solar integrada, que faz as vezes de viseira principal.
O Sintesi está disponível atualmente no que se tornou
a paleta de cores "padrão" para os escamoteáveis: prata, preto
metálico, branco, preto fosto e cinza. A pintura na versão prata é muito bem aplicada, com
pequenos mas espessos flocos metálicos misturados num bom verniz incolor que dá
à superfície sensação de qualidade.
O modelo tem um encaixe confortavelmente generoso,
que pode ser caracterizado como redondamente neutro, podendo ser classificado
como "ligeiramente redondo". Ele deve servir na maioria dos formatos
de cabeça. O tamanho XL deve servir em uma cabeça 61-62, o que
está correto para esse tamanho. O casco utilizado no XL parece enorme; ele dá
aos pilotos de cabeça grande o temido efeito "aquário" (ou seja,
cabeça pequena em um capacete grande demais).
O lado bom é que o Sintesi tem espaço de sobra à frente e atrás da cabeça, incluindo bastante
espaço na região do queixo. É fabricado apenas nos tamanhos XS a XL,
mas torçamos para que haja um casco menor para os tamanhos menores ou os
proprietários vão parece estar usando uma bola de praia.
O forro removível é muito confortável e o
estofamento é espesso, sem extremidades rígidas aparecendo. O único lugar onde
ele parece ser fino é em torno das têmporas, mas não parece desconfortável
naquela área.
O tecido utilizado no forro do
Sintesi é também confortável e ele tem um diferencial interessante: as
laterais do forro são na cor vermelha e tem a figura de óculos com os dizeres
"seating" sob ela. Isso provavelmente significa que o tecido vermelho
ou aquela área foram desenhados para acomodar óculos.
A parte superior do forro tem
porções de redinha na frente e atrás, mas não parece haver canal de ventilação
direta através do isopor, embora existam quatro orifícios de ventilação indireta
localizados de forma radial no topo do casco.
O Sintesi leva um
"excelente" em conforto e encaixe.
Com uma
viseira grande pode-se pensar que a visibilidade do capacete é excelente,
mas o desenho anguloso do casco interfere um pouco e as laterais angulosas da
queixeira servem para limitar a visão lateral, ou pelo menos limitá-la mais do
que pode ser considerado a média.
A
viseira possui uma travinha central para prendê-lo quando está fechada, e tem
duas linguetas de cada lado, ambas características bacanas. A
viseira se levanta em 5 estágios e no geral passa uma boa impressão de firmeza
e rigidez: não tão firme como algumas, mas melhor que a média. O mecanismo
de remoção é um pouco trabalhoso, mas aceitável. E é
outra ideia nova: desta vez, pequenas setas gravadas na viseira precisam ser
alinhadas com setas no botão de soltura preto.
Observe
que a viseira só pode ser removida quando posicionada no penúltimo estágio, em
vez totalmente levantada. Isto aparentemente evita que a viseira se desencaixe
quando colocada na última posição.
Com as
setas alinhadas, empurre o botão acionado por molas para cima e a viseira se
solta. Recolocá-la é um pouco mais difícil, pois as pequenas linguetas moldadas
na viseira tem que ser inseridas sob o botão redondo de liberação.
Por falar nelas, as linguetas requerem cuidado – há sistemas similares nos quais elas se quebram com
facilidade.
A queixeira rotativa tem acionamento suave e utiliza ganchos de
metal para prendê-la no lugar. O botão de soltura central tem uma espécie de
rebaixo onde se encaixa o polegar, e uma vez que a viseira esteja completamente levantada, ela se
trava no lugar num encaixe, quando atinge a posição aberta.
Para
abaixar a queixeira, ela deve ser primeiramente puxada para fora contra a
tensão da mola, e então pode ser abaixada. Quando tirei o capacete da caixa e o
abri, não consegui fechá-lo de novo. Achei que estivesse quebrado até que
descobri que ela precisa ser puxada antes. Li o Manual e está descrito lá o
modo correto de fazê-lo.
Um bônus é que a viseira solar interna tem
cobertura maior e melhor que modelos similares, porque é projetada para servir também
como viseira externa, quando o capacete estiver sendo usado com a
viseira/queixeira levantada.
A viseira interna é acionada por um botão
deslizante grande localizado na parte de trás do capacete, o que é meio
estranho no início, mas funciona bem. A viseira pode ser posicionada em qualquer altura, em
vez do acionamento normal aberta/fechada com molas, mais comuns.
Observe que quando a viseira solar está abaixada, a
queixeira abaixada e travada e a viseira fechada, o fluxo de ar pela ventilação frontal é bloqueado em cerca de 50%, com metade do ar entrado pela frente da
viseira solar. Há uma diferença notável na capacidade de ventilação quando a
viseira solar está abaixada, o que é um bocado curioso. Ambas as viseiras
tem qualidades ópticas excelentes.
O capacete possui ainda uma bavete grande, de borracha, que faz um ótimo trabalho em bloquear um pouco o vento pela parte inferior do capacete, mas por ser grande pode incomodar alguns pilotos.
O nível de ruído não é dos piores, mas não deixa de incomodar um pouco, principalmente na área inferior próximo às orelhas. Há relatos de usuários que acham que o problema é mais intenso do lado esquerdo, resolvido com o preenchimento do espaço vazio reservado ao intercomunicador. Testei o capacete em velocidades até 100 km/h e há muito ruído de vento - minha moto é uma naked - mas ele me pareceu razoavelmente silencioso. Na estrada usarei protetores auriculares, de qualquer forma, como sempre faço.
Observe
que os níveis de ruído percebidos variam, dependendo de cada um. O ruído pode
ser causado por muitos fatores, incluindo o encaixe do capacete; o tipo de
motocicleta e de bolha; velocidade e direção do vento e até mesmo o tipo de
vestimenta que estiver sendo usada.
O Sintesi é projetado para receber o sistema de intercomunicação por
Bluetooth "Just Speak" da Caberg. A queixeira possui um recesso moldado
para o microfone e o isopor na parte inferior dos compartimentos das orelhas
também são moldados para os alto-falantes.
O capacete possui uma tampa removível do lado esquerdo, onde se encaixa
o módulo Bluetooth. Esta não é simplesmente uma tampinha de encaixe; é presa no
lugar por um mecanismo deslizante com mola, localizado no lado esquerdo da área
da bochecha do casco, for a da vista quando a queixeira está fechada.
Ela se encaixa firmemente e é indicativo da qualidade geral do capacete.
Ela se encaixa firmemente e é indicativo da qualidade geral do capacete.
Este é um detalhe bacana e
demonstra o cuidado tomado no projeto. Dentro do espaço sob a tampinha há um
fio com conector. Aparentemente o capacete já tem preparação para receber os
alto-falantes e o microfone.
Em síntese (Sintesi, get it?) um capacete confortável, bem construído e atualmente por um preço imbatível.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTon, em qual loja você comprou esse Caberg?
ResponderExcluirFoi adquirido na Motosprint (motosprint.com.br)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguem sabe como remover o forro dele pra lavar? Eu tentei mas desisti com medo de rasgar uma parte no fundo q parece não sair.
ResponderExcluirMarcel, tive problemas com o forro não do Sintesi, mas do HyperX. Se não sair, ou se você estiver com receio, dá para lavar cuidadosamente com ele no lugar. Certifique-se apenas de deixá-lo secar à sombra e naturalmente. Abs.
ResponderExcluirNão consigo achar as viseiras do calberg `07 sintese tamanho 57/58. algeum pode indicar? xyko_delta@hotmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito boa descrição. Onde encontro este capacete para comprar, na internet, no tamanho 60?
ResponderExcluir