terça-feira, 6 de novembro de 2012

Transferência. Finalmente.

Acho que agora vai. Depois de desistir de encarar a burrocracia necessária para transferir um veículo de um estado para o outro, deparei-me com a notícia, hoje pela manhã, de que o Detran-DF resolveu assumir (temporariamente?) a vistoria de veículos de outros estados, devido à greve da Polícia Civil, que já passa dos 75 dias. Abusiva né, MP?
Não perdi tempo e liguei no 154 para obter informações. Tenho que obter do Detran-SP a liberação do DUT do Borges. Esse procedimento, chamado por eles de "Atualização de CRV", pode ser feito até pelos Correios, via Sedex.
Feito isso, bastará fazer a vistoria e pagar algumas taxas - sempre tem uma taxa. Feito isso, vou aproveitar para solicitar placas novas, pois as atuais estão bem gastas. Para a vistoria, provavelmente vou ter que dar um retoque de tinta preta para evitar surpresas desagradáveis.
Voltando ao assunto liberação de DUT, não é de espantar que ainda seja tão fácil ter carro clonado no Brasil. Os Detrans não conseguem falar a mesma língua. Lembro-me de, no ano passado, ter tentado descobrir junto ao Detran-SP o que exatamente significa isso. Ninguém fazia ideia. Na minha cidade o despachante também ignorava a natureza desse procedimento. Disse-me que bastava que o licenciamento estivesse pago. Em São Paulo esse procedimento tem outro nome. Uma maior integração dos DETRANs ajudaria e muito, com um tantinho menos de independência entre eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário