sábado, 18 de abril de 2020

Diário de Bordo

Poucas ocorrências nas últimas semanas, principalmente porque tenho saído pouco de casa - idas ao trabalho esporádicas e compras de mantimentos.
Nas últimas vezes que usei o Borges, notei um aumento na rumorosidade em marcha. Não sou mecânico e tenho bastante dificuldades em diagnosticar problemas.
Antes de procurar um mecânico e passar recibo, pus a cachola para trabalhar. Não tenho lembrança nem registro de troca de óleo da transmissão. Também não tenho registro de troca dos rolamentos de roda traseiros. Os dianteiros foram trocados em 2013 quando da conversão para freio a disco. A última vez que a suspensão dianteira foi lubrificada provavelmente foi após 2018, quando trouxe o carro de volta. Confesso que não me lembro. 
Quando comprei o Borges em 1997 não me preocupei em manter histórico de manutenção. Meu pai, durante os mais de dez anos que usou o carro, tampouco manteve histórico. Sei de coisas que foram feitas nele, mas não temos as notas de serviço. Somente em 2011, quando o Borges voltou para Brasília, é que comecei a montar um histórico de peças e serviços. Tenho quase tudo desde então. Neste pós-reforma, em que passei a realmente cuidar dele e utilizá-lo com mais frequência, fui notando que sei pouco sobre muita coisa a respeito do Borges. Decidi, além de manter registro de aquisição de peças e acessórios e notas de serviço, fazer um Diário de Bordo. Nele pretendo registrar consumo, serviços executados, observações diárias sobre o que vou percebendo no uso. Esses dados serão periodicamente transportados para uma planilha de computador.
Hoje levei-o para a troca de óleo da transmissão e para a lubrificação da suspensão dianteira.
Melhorou bastante a rumorosidade, mas ainda não a eliminou. Meu radar agora aponta para os rolamentos de roda traseiros. Durante a próxima semana cuidarei disso e reportarei os resultados.
Quanto ao consumo preferi não acompanhar durante estes últimos meses, uma vez que o Borges ainda está voltando à sua velha forma - ou nova, dependendo de como se vê.  Depois de vários tanques de gasolina aditivada, o carburador e bomba de combustível novos já estão "curtidos". Ainda entra um pouco de cheiro de gasolina, principalmente quando faço curvas rápidas com o tanque cheio. Pretendo dar uma conferida no respiro e na boia e ver se dá para melhorar. Caso saia com ele esta semana tentarei adquirir mangueira de combustível para substituir quatro trechos de mangueira transparente no carro: o pedaço que sai do tanque, o pedaço que sai de debaixo do carro antes de entrar no compartimento traseiro e os dois menores, antes do filtro e entre este e o carburador. Falando em filtro, tentarei substituir o atual por um transparente.

Apidêitchi: encontrei nota de serviços de 2018 que informa a troca do óleo do câmbio (nem parece que foi trocado porque estava feio) e dos rolamentos da roda traseira. Assim, a rumorosidade que ainda ouço não deve ter origem ali. Quando passarmos por essa fase, levarei o Borges ao seu Zé do Fusca para uma voltinha e, quiçá, um veredito.

Nunca é demais frisar: fique em casa, seu abestado!

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