terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A escanteio da história


VW 1600. Assim, só essas duas letras e esses quatro dígitos. Foi assim que a VW colocou seu primeiro 4 portas no mercado. Partindo da mesma plataforma do já velho conhecido Sedan - o Fusca - mas contando com porta-malas mais espaçoso, ainda na frente, e motor 1600 boxer de quatro cilindros, refrigerado a ar, atrás. O ano era 1969. Esse motor viria a equipar o Fusca anos depois somente.
Tristemente, num país ainda acostumado a grandes sedãs e ao pequeno, bravo e de desenho curioso Fusca, o novo modelo não caiu bem. Seu aspecto redondo/quadrado (que aliás faz sucesso hoje em carros como o Kia Soul e o Fiat Uno) não foi bem aceito. A mecânica conhecida e confiável não foi suficiente para que esse engraçado primo meu ganhasse o apelido de Zé do Caixão. E estava selado seu destino.
Em 1971, após pouco mais de 24.000 fabricados, saiu de linha.
Foi muito utilizado como táxi, graças à facilidade das quatro portas. As quatro portas, aliás, foram algo que saíram de moda no Brasil nos anos 70 e só voltaram com força nos anos 90. 
Era assim que eles se vestiam, principalmente no Rio de Janeiro, onde circularam até pouco tempo atrás. Um carrinho charmoso, de ótima mecânica e confortável. Jogado para escanteio pelo cruel mercado automobilístico brasileiro.

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