Até ontem eu ainda tinha dúvidas sobre qual capacete usar na viagem para o Uruguai, que começa no próximo sábado, a propósito.
O LS2 Metro Evo mostrou-se excessivamente barulhento, tive dificuldades em instalar o comunicador e estava prestes a tomar decisões ligeiramente drásticas quando resolvi investir em mais um capacete. Tenho três no uso atualmente.
Entra em cena o Nolan N87. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas eu precisava ficar mais de uma hora com ele direto na cabeça. O Bell Qualifier que usei no ano passado apertava minha cabeça (no topo) feito uma morsa. E essa característica aparecia depois de um certo tempo de uso contínuo. Como o Nolan estava vestindo bem justo, resolvi que precisava testá-lo para ter certeza. Se não desse certo, estava preparado para instalar o Cardo no Caberg Sintesi e viajar com ele, porque já tinha praticamente descartado o LS2, pelo barulho.
Lá fui eu, novamente, para mais um teste de estrada. O resultado foi bastante satisfatório. Voltei para casa com uma dor nas mandíbulas, que atribuo à tensão, não ao capacete. No fim de 300 quilômetros e pouco mais de 3 horas, concluí que dá para ir com ele na viagem.
Em casa, mais tarde, pus-me a desmontar o capacete para começar a instalação. O N87 tem preparação para sistema de intercomunicador dedicado. Depois de assistir um vídeo sobre sua instalação, vi que era possível remover o acabamento, o que expõe o caso e o isopor, na parte de trás, o que facilita a instalação e a passagem dos fios.
O balde de água fria veio quando percebi que os fones não cabiam no nicho criado para eles, um recesso em plástico, encaixado no isopor.
Veja como o fone não encaixa.
Essa peça plástica é presa por 3 parafusos tipo broca que, curiosamente, são torx. Exato, para quê simplificar, né?
Fiquei já pensando que teria que desmontar o Caberg e instalar o intercom nele. Mas aí...
A peça é presa em três pontos. Resolvi levantar uma parte dela e verificar se o fone encaixaria no isopor, ligeiramente maior que esse compartimento de plástico. Com um pouco de jeito, o fone entrou, bem justo, o que dispensou o uso de fita dupla-face ou velcro.
Assim que constatei isso, removi as duas peças e, com uma mini-retífica, cortei os recessos fora e reinstalei as peças de plástico.
Com isso, os fones estão assentados no isopor e serão protegidos pela forração interna. O microfone foi preso à queixeira e falta apenas determinar a posição final do suporte, bem como a passagem dos fios. Uma pequena abertura que existe para permitir a instalação do comando do intercomunicador original ajudará a passar os fios, sem precisar muita invenção.
No fim, os fios e conectores ficaram bem acomodados nos espaços vazios do capacete. O sfios que saem da base passaram pela tampinha que cobre o local onde ficaria o controle do intercom dedicado. Um pequeno corte nessa tampinha permitiu a passagem dos cabos e um bom acabamento.
O recesso dos fones é fundo o suficiente e, aparentemente, não influirá em termos de conforto no uso de protetores auriculares. Vou considerar, no futuro, uma cobertura extra dos fones, talvez com um pedaço de neoprene ou espuma fina.
#viagemdemoto #Nolan #Caberg #Triumphmotorcycles #mototurismo #motoadv #Cardosystems
#Tiger800
O LS2 Metro Evo mostrou-se excessivamente barulhento, tive dificuldades em instalar o comunicador e estava prestes a tomar decisões ligeiramente drásticas quando resolvi investir em mais um capacete. Tenho três no uso atualmente.
Entra em cena o Nolan N87. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas eu precisava ficar mais de uma hora com ele direto na cabeça. O Bell Qualifier que usei no ano passado apertava minha cabeça (no topo) feito uma morsa. E essa característica aparecia depois de um certo tempo de uso contínuo. Como o Nolan estava vestindo bem justo, resolvi que precisava testá-lo para ter certeza. Se não desse certo, estava preparado para instalar o Cardo no Caberg Sintesi e viajar com ele, porque já tinha praticamente descartado o LS2, pelo barulho.
Lá fui eu, novamente, para mais um teste de estrada. O resultado foi bastante satisfatório. Voltei para casa com uma dor nas mandíbulas, que atribuo à tensão, não ao capacete. No fim de 300 quilômetros e pouco mais de 3 horas, concluí que dá para ir com ele na viagem.
Em casa, mais tarde, pus-me a desmontar o capacete para começar a instalação. O N87 tem preparação para sistema de intercomunicador dedicado. Depois de assistir um vídeo sobre sua instalação, vi que era possível remover o acabamento, o que expõe o caso e o isopor, na parte de trás, o que facilita a instalação e a passagem dos fios.
O balde de água fria veio quando percebi que os fones não cabiam no nicho criado para eles, um recesso em plástico, encaixado no isopor.
Veja como o fone não encaixa.
Essa peça plástica é presa por 3 parafusos tipo broca que, curiosamente, são torx. Exato, para quê simplificar, né?
Fiquei já pensando que teria que desmontar o Caberg e instalar o intercom nele. Mas aí...
A peça é presa em três pontos. Resolvi levantar uma parte dela e verificar se o fone encaixaria no isopor, ligeiramente maior que esse compartimento de plástico. Com um pouco de jeito, o fone entrou, bem justo, o que dispensou o uso de fita dupla-face ou velcro.
Assim que constatei isso, removi as duas peças e, com uma mini-retífica, cortei os recessos fora e reinstalei as peças de plástico.
Com isso, os fones estão assentados no isopor e serão protegidos pela forração interna. O microfone foi preso à queixeira e falta apenas determinar a posição final do suporte, bem como a passagem dos fios. Uma pequena abertura que existe para permitir a instalação do comando do intercomunicador original ajudará a passar os fios, sem precisar muita invenção.
No fim, os fios e conectores ficaram bem acomodados nos espaços vazios do capacete. O sfios que saem da base passaram pela tampinha que cobre o local onde ficaria o controle do intercom dedicado. Um pequeno corte nessa tampinha permitiu a passagem dos cabos e um bom acabamento.
O recesso dos fones é fundo o suficiente e, aparentemente, não influirá em termos de conforto no uso de protetores auriculares. Vou considerar, no futuro, uma cobertura extra dos fones, talvez com um pedaço de neoprene ou espuma fina.
#viagemdemoto #Nolan #Caberg #Triumphmotorcycles #mototurismo #motoadv #Cardosystems
#Tiger800
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